O Arcebispo de Manágua, Dom Leopoldo Brenes, pediu aos candidatos presidenciais não se proclamarem ganhadores sem conhecer antes os resultados das eleições de 5 de novembro, porque isso pode causar desordens no país.

Durante a Missa dominical, o Prelado advertiu que uma proclamação “antecipada e inspirada em falsos triunfalismos” pode ocasionar “violência e desordem a nossa nação”.

Do mesmo modo, chamou os nicaragüenses a ir às urnas neste domingo para vencer “os grandes inimigos do futuro: o medo, o abstencionismo e a cegueira moral”. “O abstencionismo se vence cumprindo com o dever de votar. Votar é decidir e abster-se é já escolher, é contentar-se com os que outros escolham”, explicou.

Dom Brenes convidou a orar “para que as eleições sejam justas e transparentes”. Assinalou que “o que podemos fazer nesta hora decisiva é dar testemunho a Deus e à nação, dando exemplo de civismo e coerência cristã”.

O Arcebispo pediu analisar e refletir sobre que programa de governo responde às necessidades da Nicarágua, para que ao momento de votar, “desde nossa consciência e na urna eleitoral, sozinhos com nossa consciência”, marquemos “aquele quadradinho da pessoa que o Senhor nos iluminou que é a idônea para dirigir o destino deste país”.

Neste domingo, dia 5 de novembro mais de três milhões de nicaragüenses escolherão o Presidente, Vice-presidente, 90 deputados para o Congresso Nacional e 20 representantes no Parlamento Centro-americano.