O Bispo Emérito de Missões, Dom Joaquín Piña, assinalou que não se candidatará a um cargo público, apesar de que a frente opositora que liderou em sua província obteve ontem uma contundente vitória nas urnas. No referendo de Missões ganhou o "não" à reforma da Constituição provincial que permitiria ao governador Carlos Rovira a reeleição indefinida.

A frente do Prelado obteve 56,57 por cento dos votos contra 43,43 por cento da lista oficialista que liderava Viviana Rovira, que apoiava o sim à reforma constitucional. O movimento de Dom Piña esteve integrado por dirigentes sociais e religiosos como um sacerdote, uma religiosa e um pastor evangélico.

Segundo o Bispo, "custou bastante que a gente entendesse que com esta eleição não se plebiscitava uma gestão de governo" e valorizou que "o povo entendeu, foi amadurecento, não foi fácil e entretanto soube dizer que não está de acordo com a reeleição indefinida. Queremos outro tipo de democracia, mais real e participativa".

Não obstante o triunfo nas votações, Dom Piña negou que vá seguir na política depois da convenção constituinte. "Tenho muito claro que não devo seguir, porque essa não é minha missão", disse.

O Bispo, que foi muito questionado por diversos setores devido a sua participação na campanha do referendum, indicou que "nestes últimos tempos nos coube ‘lançar-nos’ de um modo especial para defender a nossa gente. De minha querida gente de Missões que está ameaça pelas pretensões de um governo que, inconcebivelmente, pretende ficar para sempre. Como se eles fossem os únicos capazes de levar adiante esta Província".

Dom Piñas pediu aos habitantes "ser bons e generosos. Solidários. Nosso Grande chefe é Cristo. Sigam a Ele. Leiam e meditem o Evangelho, e tratem de levá-lo à prática. Que não é questão de proclamá-lo e não vivê-lo. Como me dizia uma vez um funcionário: ‘O Evangelho está muito bem, mas a vida é outra coisa’. Não, senhor. O Senhor está muito equivocado. O Evangelho de Jesus é para ser vivido. Com todas suas conseqüências. Na vida de todos os dias".