A "positio", documento que prova as virtudes do missionário valenciano Pe. Bruno Martínez Sacedo, foi entregue ao Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, para ser examinada no Vaticano pela Congregação para a Causa dos Santos, com o que o processo de canonização do religioso escolapio entra em sua fase final.

A agência AVAN informou que o postulador geral da Ordem das Escolas Pias, József Rupper, entregou o texto junto ao provincial dos escolápios em Valência, Enrique Signes. O documento consta de 393 páginas nas quais se inclui, entre outras coisas, dados biográficos do missionário falecido no terremoto de Manágua (Nicarágua) de 1972.

O Pe. Bruno Martínez nasceu em Moscardo (Teruel), em 1907. Entrou para o Seminário Menor dos escolápios em Godelleta (Valência). Posteriormente foi diretor do colégio que esta ordem tem em Gandia e que restaurou logo depois da Guerra Civil de 1936.

Em Manágua fundou vários colégios escolápios para meninos de famílias pobres. No dia do terremoto se encontrava dormindo em umdeles. Passado o abalo sísmico, não pôde ser encontrado.

Segundo as fontes consultadas pela AVAN, uma família que também ficou presa no terremoto declarou durante o processo de beatificação que "depois de rezar fervorosamente sob os escombros, viram como em uma aparição o Pe. Bruno, e pouco depois puderam ser resgatados sãos e salvos". Entretanto, ao sair, o missionário não estava "porque se encontrava em um hospital agonizando".

As fontes afirmam que em Manágua "muitos se encomendam a ele por sua fama de pessoa santa e entregue sem descanso às pessoas pobres, especialmente às crianças".

A causa de beatificação se transferiu para Valência desde seu início em 1994, depois do pedido do então Arcebispo de Manágua, Cardeal Miguel Obando, dada "a instável situação política que se vivia na Nicarágua e pela relação que existiu entre o missionário e a diocese de Valência".