O Papa Bento XVI destacou hoje que a missão da "nova evangelização" que tanto necessita o mundo atual reclama de parte de todos os cristãos a tarefa ecumênica fundamental de "ir além das coisas que nos dividem, apontando em troca para a unidade em Cristo que queremos alcançar".

Ao receber os participantes na reunião das Christian World Communions (Comunhões Cristãs Mundiais) que estão discutindo estes dias o tema "Perspectivas da unidade cristã", o Santo Padre assinalou que "o mundo necessita uma nova evangelização, uma consciência renovada por parte dos cristãos da esperança da que são depositários". Entretanto, continuou, "os que professam que Jesus Cristo é o Senhor, estão divididos tragicamente e não podem dar sempre um sólido testemunho comum. Todos temos uma enorme responsabilidade neste sentido".

Depois de expressar seu agrado pelo tema da reunião, que "se centra em uma questão ecumênica fundamental", o Pontífice indicou que os diálogos teológicos das Comunhões Cristãs Mundiais se caracterizaram sempre pela "tendência a ir além das coisas que nos dividem, apontando em troca para a unidade em Cristo que queremos alcançar. Por muito difícil que seja o caminho, não devemos perder de vista o objetivo final: a plena comunhão visível em Cristo e na Igreja".

"Quando o progresso é lento, podemos nos sentir desalentados, mas a posta em jogo é muito alta para voltar atrás. Pelo contrário, há boas razões para avançar, como meu predecessor João Paulo II indicou na encíclica ‘UT unum sint’, quando fala da fraternidade reencontrada e da maior solidariedade a serviço da humanidade", disse o Papa.

Finalmente, Bento XVI lembrou que São Paulo nos assegura que "o Espírito nos ajuda em nossa debilidade" e que, por isso, "apesar dos muitos obstáculos ainda por superar, acreditam firmemente que o Espírito Santo está sempre presente e nos conduz pelo caminho acertado".