O Arcebispo de Monterrey, Dom Francisco Robles Ortega, pediu investigar quem trabalha para a segurança pública após reconhecer que o narcotráfico se infiltrou nas esferas do poder.

"É um fato que já se particularizou por alguns grupos. Nós mesmos (os bispos) naquele documento sobre narcotráfico dizíamos que o narco toma força e cresce quando algumas autoridades se vêem envolvidas. Não se pode entender o avanço do narcotráfico se não for com a cumplicidade de algumas pessoas investidas, em seu momento, de autoridade", assinalou.

Entretanto, chamou a não cair na "psicose" de cessar a todos os que pertencem a uma instituição, mas sim se trata de investigar as pessoas que estejam a cargo de nossa segurança" e realizar "uma poda" se assim o merecer.

Por outro lado, o Prelado assinalou que os recentes seqüestros ocorridos em Nuevo León e que são conhecidos como "levantes", são um indicativo da gravidade que está tomando o crime organizado". Advertiu que estes fatos são sinais não só para atemorizar a população, mas também as autoridades.

A mensagem dos Bispos da Região Pastoral Nordeste sobre o narcotráfico está em: http://www.cem.org.mx/doctos/otros/2005/violenciaRPNoreste.htm