O Arcebispo de Birmingham, Dom Vincent Nichols, denunciou que a nova emenda da Lei de Educação deixaria fora das salas-de-aula crianças católicas que não terão a possibilidade de ser educados de acordo com a sua fé.

O próximo 30 de outubro a Câmara dos Lores debaterá a emenda que exige às escolas das distintas denominações religiosas ceder uma quarta de suas cotas a alunos de outros credos.

Dom Nichols explicou que os bispos "nos opomos às cotas, porque de dar-se (esta medida) significaria que nos veríamos obrigados a expulsar os católicos de nossas escolas".

A emenda é o resultado da decisão do Governo inglês de sustentar às escolas islâmicas além das cristãs e judias. Para evitar o extremismo nas escolas muçulmanas, o Executivo pensou em incorporar a elas alunos de outras religiões, medida que também se aplicaria nas escolas cristãs e judias.

No momento, a lei se aplicaria somente às escolas novas, mas de acordo ao semanário católico The Tablet, existiria um poderoso grupo de pressão que deseja aplicar a lei de cotas a todas as escolas católicas.

A Igreja Católica administra 10 por cento das escolas na Inglaterra e Gales, em muitas das quais os estudantes de outras religiões já ocupam uma quarta das quotas. O problema se origina porque estas escolas se veriam obrigadas a rechaçar às famílias católicas se o número de postulantes excede ao número de cotas disponíveis.