O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, assegurou que a história do jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano, "demonstra que a Igreja, para difundir a mensagem evangélica, precisa da obra, da criatividade e do carisma dos leigos".

Ao inaugurar nesta manhã em Roma uma exposição pelos 145 anos do jornal vaticano, o Cardeal lembrou que o periódico, "criado para defender a religião católica e o Pontífice romano, transformou-se depois no órgão oficial da Sé Apostólica, que fez dele um instrumento para a difusão dos ensinamentos do Sucessor do Pedro e para a informação dos acontecimentos relativos à Igreja".

"Não se pode esquecer que se deveu a alguns fiéis leigos, que pôde dar seus primeiros passos", indicou.

Sobre a exposição, o Cardeal Bertone disse que "nos familiariza com a ação pastoral de onze pontífices: o beato Pio IX, que deu seu consentimento ao nascimento de L’Osservatore Romano, as profundas mudanças sociais do pontificado de Leão XIII; São Pio X, o Papa das grandes reforma no seio da Igreja. Bento XV, que no periódico vaticano publicou a comovente Nota aos líderes beligerantes. Pio XI, que condenou o totalitarismo político de qualquer cor, assim como seu sucessor Pio XII. A primavera florida da Igreja com o beato João XXIII, a sábia e providencial ação de Paulo VI, o breve pontificado de João Paulo I. O diálogo renovado da Santa Sé com o mundo, que caracterizou o pontificado de João Paulo II", até "nossos dias, quando a Igreja caminha guiada com sabedoria por Bento XVI".

Na abertura da exposição intitulada "L’Osservatore Romano: De Roma ao mundo, 145 anos de história através das páginas do jornal do Papa" participaram o presidente da província de Roma, Enrico Gasbarra e representantes da junta e o conselho provincial, assim como diversas autoridades civis e religiosas.

O Cardeal Bertone expressou seu desejo de que esta iniciativa, "através da gloriosa memória do passado, relance com espírito profético um instrumento de comunicação da Igreja, eficaz e convincente".