O Presidente e Secretário Geral da Cáritas Espanha, Rafael del Rio Sendino e Silverio Agea Rodríguez, informaram que em 2005 a instituição investiu cerca de 170 milhões de euros na atenção de sete milhões de pessoas.

Durante a apresentação da Memória 2005, informou-se que os recursos da Cáritas Espanha aumentaram em seis milhões de euros em relação ao ano anterior. Indicou-se que o item que recebeu mais apóio foi o de Cooperação Internacional, com mais de 23 milhões de euros e 5,8 milhões de pessoas beneficiadas.

Durante a coletiva de imprensa em que se apresentou o documento, Silverio Agea destacou a importância das contribuições privadas, que constituíram 61,7 por cento dos recursos. O restante 38,3 por cento corresponde a contribuições das diversas Administrações.

Do mesmo modo, informou que em 2005 Cáritas destinou, de cada 100 euros, 84 euros a atender a pessoas excluídas dentro da Espanha. Os outros 16 euros se utilizaram em programas de cooperação internacional em países da África, Ásia e América Latina.

Silverio Agea afirmou que é possível acabar com a pobreza, "mas é uma responsabilidade que não só compete aos poderes políticos e econômicos, mas sim interpela a todos".

A Memória 2005 se encontra em http://www.caritas.es