A Conferência Episcopal Coreana (CEC) exortou as autoridades da Coréia do Norte a "não seguir o caminho da corrida armamentista nuclear" e mas bem "dar passos concretos para a paz e a reconciliação".

A Agência Fides informou que as comissões episcopais de Justiça e Paz e a de Reconciliação com o Povo Coreano, emitiram um comunicado no qual expressam sua preocupação pela crise internacional desatada pela intenção da Coréia do Norte de produzir armas nucleares.

"A Paz é um dom do Senhor ressuscitado à humanidade. Embora com fim defensivo, as armas nucleares não podem ser justificadas de modo algum", afirma o texto intitulado "Eu vos dou a paz".

Os bispos destacam as aproximações estabelecidas entre as duas Coréias, que lhes ensinou "a reconhecer o outro não como inimigo, mas sim a olhar-se como um único povo, como irmãos". "Ninguém deve obstaculizar este caminho da reconciliação que o sul e o norte percorreram com muito esforço", advertem.

Nesse sentido, a CEC exige que a Declaração Conjunta sobre a Desnuclearização da Península Coreana, assinada em 1991, "seja respeitada e posta em prática".

Do mesmo modo, pedem à comunidade internacional "percorrer o caminho da paz com paciência, não só através de sanções ou boicote, mas através do diálogo e da negociação", porque "a paz deve ser alcançada somente através de um constante perdão e com a reconciliação".

Finalmente, os bispos pedem a Cristo que "sem intemperanças da mente e com o desejo do coração, possamos levar uma autêntica paz neste país, com contribuição de todos os homens de boa vontade que obram juntos pela paz".

O texto completo, em inglês, encontra-se em: http://www.evangelizatio.org/portale/adgentes/chieselocali/chieselocali.php?id=312