O Papa Bento XVI recordou o "zelo sacerdotal e fidelidade ao Evangelho" do Cardeal Mario Francesco Pompedda, Prefeito Emérito do Tribunal da Assinatura Apostólica entre 1999 e 2004, um dos mais importantes juristas da Cúria Vaticana, que faleceu hoje em Roma aos 77 anos de idade.

O Cardeal se encontrava em uma clínica da capital italiana há já alguns dias depois de sofrer um derrame cerebral.

No telegrama enviado a Dom Sebastiano Sanguinetti, Administrador Apostólico de Ozieri, de onde era originário o Cardeal Pompedda, o Papa Bento XVI recordou o serviço do Prefeito Emérito e "insigne jurista e durante muitos anos próximo colaborador da Santa Sé, em particular no Tribunal da Rota Romana e da Assinatura Apostólica dando testemunho de seu zelo sacerdotal e fidelidade ao Evangelho".

Do mesmo modo, a Santa Sé informou que o Pontífice presidirá nesta sexta-feira, 20 de outubro, a Missa de exéquias pelo Cardeal, como o fez na segunda-feira passada no funeral do Cardeal Dino Monduzzi.

O Cardeal Pompedda nasceu em 18 de abril de 1929. Era doutor em Teologia e licenciado em Sagradas Escrituras. Era doutor em direito civil e canônico, e advogado do tribunal da Rota Romana, onde ingressou em 1995. Foi criado Cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 2001.