O Bispo de Girona, Dom Carles Soler, convidou aos cristãos a viver plenamente a identidade própria e a evitar cair no relativismo e a indiferença, diante da globalização e a convivência entre as culturas.

Em uma carta pastoral escrita com motivo da celebração do Domund (Dia Mundial das Missões), Dom Soler indicou que diante da globalização e o intercâmbio cultural atual, não podemos relativizar os valores da própria idiossincrasia, das convicções mais arraigadas, das crenças herdadas, dos ideais nos que fomos educados" e temos a obrigação de “ser generosamente acolhedores e receptivos aos valores e tradições das diversas culturas dos novos concidadãos e dos outros povos cada vez mais próximos".

Seguidamente, adverte que "se por comodidade ou para nos liberar dos imperativos da consciência nos escorregamos pelo caminho do relativismo e da indiferença, mais tarde ou mais cedo iremos parar na apostasia de nossa fé cristã e também progressivamente iremos apagando a própria personalidade, individual e coletiva".

"Esquecidas ou renegadas as raízes que configuraram a cultura em que crescemos e amadurecemos, quais as convicções para nos manter firmes? Que sentido tem a acolhida que queremos oferecer aos que chegam? O que poderemos contribuir ao diálogo? Como se pode definir a realidade em que dizemos que queremos motivá-los a integrar-se?", questiona o Prelado.

Finalmente Dom Soler precisa que o mandato de anunciar o evangelho a todos os povos que lembra o Domund "pressupõe uma fé bem arraigada com firmes convencimentos e sério compromisso pessoal" e adiciona que "a urgência do apostolado é o melhor caminho de autodefinição pessoal, para conseguir a firmeza do caráter e para realizar-se humildemente na verdade e na paz; a longa lista dos mártires de todos os tempos o prova".