Diversos meios de imprensa difundiram hoje que o Papa Bento XVI está preparando um documento que autoriza o uso universal da Missa Tridentina, celebrada em latim, que seria publicado antes do final do ano.

Citando fontes vaticanas, a imprensa assinalou que o Santo Padre poderia publicar um "Motu Proprio", um documento que escreve por própria iniciativa e não como resposta a uma solicitude, restituindo o missal de São Pio V utilizado até antes da reforma litúrgica implementada em 1969, depois do Concílio Vaticano II.

O documento pontifício permitiria celebrar segundo o antigo missal de modo "extraordinário", cumprindo determinadas condições, como já ocorre com outros ritos, como o bizantino, o moçárabe ou o sírio-antioquenho.

As fontes citadas pela imprensa indicam que o documento foi redigido pelo Papa Bento XVI há algum tempo e está sendo estudado pelos diferentes dicastérios da Cúria Romana.

O documento em questão substituiria, conforme se informa, ao que promulgou João Paulo II em 1984 autorizando a celebração da Missa Tridentina com a condição de que fosse solicitada pelos fiéis ao bispo da diocese onde se quisesse celebrar, pedido que poderia ser aceito ou rejeitado.