Ao apresentar-se aos integrantes da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa (CAIAL), os membros da Conferência Episcopal da Costa Rica (CEC) exortaram ao Governo, empresários e grupos sociais a evitar confrontações pelo Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos e discutir uma agenda de desenvolvimento humano com perspectiva de futuro.

No documento lido aos 21 deputados da CAIAL, os bispos costa-riquenhos advertiram que "dada a situação que se possa apresentar no futuro, frente ao TLC fazemos um chamado fraterno a deixar de lado todo tipo de confronto para procurar acima de tudo o bem comum".

"Acreditamos que o esforço desta agenda de desenvolvimento deve se realizar sobre a base de um grande acordo nacional, que todos os setores participem de construir metas comuns. A proposta da Igreja insiste em priorizar não só objetivos econômicos, mas também ter em conta a solidariedade e o respeito ao ambiente", anotaram.

Do mesmo modo, indicaram que "a Igreja não está nem contra, nem a favor, nem à margem do TLC, mas sobre o TLC para iluminar com critérios que facilitem uma análise objetivo e desapaixonado".

À reunião de trabalho com os legisladores assistiram o Bispo de Cartago e Presidente da CEC, Dom José Francisco Ulloa Rojas; o Bispo de São José, Dom Hugo Barrantes; o Bispo de Puntarenas, Dom Oscar Fernández, entre outros.