Depois de assistir neste domingo à tarde ao filme "Papa Luciani, o sorriso de Deus", Bento XVI destacou algumas das virtudes do Papa do Sorriso" como sua fortaleza na fé e sua firmeza nos princípios que conjugava com sua acolhida e doçura, sua fidelidade à tradição e abertura à renovação, assim como seu compromisso e alegria pela evangelização.

Ao final do filme, o Santo Padre dirigiu umas palavras aos responsáveis pela produção. "recordamos –disse– a figura doce e humilde de um pontífice forte na fé e firme nos princípios, mas sempre disponível à acolhida e o sorriso. Fiel à tradição e aberto à renovação, o Servo de Deus, Albino Luciani, como sacerdote, bispo e Papa, foi incansável na atividade pastoral, estimulando constantemente o clero e os leigos a procurar nos diversos campos do apostolado o ideal único e comum da santidade".

"Mestre de verdade e catequista apaixonado, recordava a todos os fiéis, com sua simplicidade fascinante, o compromisso e a alegria da evangelização, destacando a beleza do amor cristão, a única força capaz de derrotar a violência e de construir uma humanidade mais fraternal", assinalou Bento XVI.

O filme foi realizado pela televisão italiana (RAI Fiction) e pela Societá Leone Cinematografica. A obra foi dirigida pelo Giorgio Capitani e protagonizada por Neri Marcoré.

Albino Luciani nasceu em 17 de outubro de 1912 e foi eleito pontífice no segundo dia do primeiro conclave desse ano, em 26 de agosto de 1978. Escolheu o nome de João Paulo I. Faleceu em 28 de setembro do mesmo ano.

A fase diocesana da causa de beatificação do Servo de Deus poderia estar terminada neste mesmo ano, conforme anunciou em agosto passado seu vice-postulador, o Pe. Giorgio Lise.