O Bispo do Holguín, Dom Emilio Aranguren, recebeu ontem à noite em Valência a medalha da Confraria do Santo Cálice da Último Ceia e se comprometeu a difundir a veneração da relíquia em Cuba.

Conforme informa a agência AVAN, a imposição da insígnia se realizou em 5 de outubro, depois de uma Missa presidida pelo Prelado na capela do Santo Cálice da Catedral de Valência. Nela destacou a "irmandade que existe entre a diocese de Valência e a Igreja em Cuba", já que "há quinze anos vários sacerdotes diocesanos valencianos estão como missionários nas diocese cubanas de Holguín e de Santa Clara".

Além disso, vários padres e seminaristas cubanos "desenvolvem há anos" sua formação sacerdotal em Valência . "Minha visita a Valência é, portanto, uma expressão de agradecimento para a diocese de Valência", afirmou.

Finalmente, expressou que receber a medalha da confraria "é para mim uma honra" por "a importância para os cristãos do Cálice e do Sangue de Cristo".

Ignacio Carrau, Presidente da mencionada confraria valenciana, entregou sua medalha ao Prelado "em reconhecimento a seu trabalho apostólico em Cuba" e deu de presente também vários livros sobre o Santo Gral a Dom Aranguren, que os distribuirá nas paróquias cubanas para fomentar a devoção à relíquia. Além disso, o Bispo do Holguín assinou no livro de honra da confraria.