O Arcebispo de Pamplona e Bispo de Tudela, Dom Fernando Sebastián, afirma que "a verdadeira religião não convive com a violência, mas com a razão e com a liberdade" e assegura que o diálogo entre religiões deve estar apoiado precisamente em que "religião e razão se necessitam e se enriquecem mutuamente".

Assim, Dom Sebastián, em sua última "Carta da fé" recolhida pela Europa Press, defendeu a "magistral aula" que ofereceu o Papa Bento XVI na Universidade de Ratisbona, frente "a polêmica pelas pretendidas ofensas para o Islã, que encobriu os verdadeiros ensinamentos do Papa para o homem europeu e as tendências culturais de nossas sociedades".

Segundo o Prelado, "uma razão, sem religião, uma cultura que se fecha à transcendência, como ocorre no Ocidente, perde o rastro da verdade e se deteriora em prejuízo do homem". "Uma fé que não reconhece a verdade da razão, como ocorre nos diferentes fanatismos, perverte-se também em suas essências religiosas. Religião e razão se necessitam e se enriquecem mutuamente", acrescentou.

Assim, o Arcebispo disse que "atuar segundo a reta razão conduz a Deus", igual a "atuar contra a razão é também atuar contra Deus". "E negar-se a reconhecer a Deus é negar a força mais profunda de nossa razão. O encontro entre a fé bíblica e a razão dos gregos produziu a alma da Europa. Uma razão, uma ciência, uma cultura que se nega a crescer até o reconhecimento e a aceitação de Deus se faz incapaz de iluminar a vida do homem e de entrar em diálogo com as demais culturas", acrescentou.

O também Bispo de Tudela lamentou que "em nosso tempo se dá como uma surdez espiritual que nos impede de escutar a palavra de Deus" e ressaltou que "há muitas vozes que nos aturdem e perdemos a sintonia com Deus".

O Prelado advertiu que "o crescimento em recursos econômicos e técnicos é muito pouco para o coração do homem". "Para viver a verdade de nossa vida em plenitude precisamos viver em comunhão espiritual com Deus. O respeito às pessoas de dentro e de fora não crescerá no mundo ocidental se não crescer de novo em nosso mundo a fé em Deus, se Deus não estiver conosco e nós com Deus", concluiu.