A Arquidiocese de Bogotá decidiu abrir uma profunda investigação sobre as denúncias de supostos abusos cometidos por sacerdotes locais e assegurou que conforme for o caso, "aplicará a lei eclesiástica aos responsáveis" ou "defenderá o bom nome das pessoas implicadas".

Logo depois de uma reunião entre o Cardeal Pedro Rubiano, Arcebispo de Bogotá, e seus colaboradores, a Arquidiocese emitiu um comunicado no qual afirma que "a Igreja Católica em Bogotá é a principal interessada em que se conheça toda a verdade sobre os fatos que na atualidade são objeto de debate público e que vinculam de maneira direta alguns representantes da Igreja".

O comunicado garante que o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Bogotá será o responsável pela investigação e "aplicará a lei eclesiástica aos responsáveis ou defenderá o bom nome das pessoas implicadas, conforme corresponda".

Nos últimos dias, difundiram-se nos meios de comunicação supostos abusos contra menores de idade, supostamente cometidos há várias décadas por um sacerdote identificado como Efraín Rozo e outros religiosos.