O Vigário Apostólico em Anatolia, Dom Luigi Padovese, assegurou que a visita do Papa Bento XVI à Turquia "seguirá seu curso natural" apesar das mensagens da Al Qaeda publicadas na imprensa turca nas que se ameaçava de morte todos os que receberem o Pontífice, inclusive os representantes das instituições.

Dom Padovese assinalou que "de todas formas, a visita do Papa à Turquia seguirá seu curso natural; e mais, nos próximos dias haverá outra reunião da Conferência Episcopal turca para falar da organização da viagem", prevista para os próximos dias entre 28 de novembro e 1 de dezembro, conforme publicaram as agências de imprensa italianas.

O Bispo reconheceu que o periódico Hurriyet, um dos mais difundidos no país, publicou "ameaças da Al Qaeda contra todos aqueles que se reunirem com o Papa em sua viagem". Segundo o prelado, outro jornal, o Turkish Daily news, escreveu em um artigo que "o Pontífice sabia muito bem o que dizia em seu discurso em Ratisbona; é mais, dizem que o fez como provocação para impedir a entrada da Turquia na UE".