Ao referir-se ao novo modelo de financiamento da Igreja Católica na Espanha, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco, afirmou que o sustento material para a realização de sua missão "foi e será sempre uma responsabilidade de seus filhos e uma obrigação" de todos os batizados.
"O sustento material da Igreja para que possa realizar seu serviço da Palavra, dos Sacramentos e do testemunho da caridade é, foi e será sempre uma responsabilidade de seus filhos e uma obrigação nascida das exigências do mandamento do amor que lhes vincula e une com seu Senhor e Salvador", afirmou o Cardeal em seu habitual discurso breve dominical no programa diocesano da rede COPE.
Em sua intervenção, o Cardeal lembrou que "as necessidades materiais ou econômicas da Igreja, inerentes intrinsecamente à possibilidade do reto exercício de sua missão, foram sempre cobertas pela generosidade de seus fiéis". As formas em que se prestou tal ajuda, precisou, foram diversas ao longo da história, mas "o princípio da contribuição dos fiéis permaneceu inalterável como sinal e instrumento obrigado de sua comunhão com a Igreja e seus Pastores".
Sobre o novo modelo acordado recentemente pelo Estado e a Conferência Episcopal Espanhola, o Cardeal Rouco assinalou que "não resolve em sua totalidade,nem muito menos!, o problema do que significam as necessidades reais do financiamento da Igreja na Espanha", já que "o que se arrecada por esta via de autofinanciamento da Igreja, facilitada pelo Estado, não ultrapassa 30 por cento do que implicam suas necessidades pastorais", e que "em nossa arquidiocese de Madri quase não últrapsa 10 por cento".
Por isso, continuou o Cardeal, "a solidariedade ativa dos católicos com a Igreja na Espanha e em Madri continua sendo vitalmente imprescindível e não deve decair nem em seu volume material, nem em sua intensidade espiritual".
"Ao lado da colaboração pela via da dedução do imposto sobre a renda, propiciada pelo Estado, e que não custa nada ao contribuinte, é preciso seguir oferecendo a generosa contribuição ordinária e perseverante de todos os fiéis na medida de suas possibilidades", concluiu.