O Arcebispo do São Domingos, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, fez um chamado ao Presidente Leonel Fernández –que iniciou seu período de governo 2004-2008- a velar porque o país receba uma reparação moral que lhe permita superar a crise.

O Cardeal presidiu uma Missa de ação de graças com o mandatário e  principais autoridades do país. Em sua homilia, recomendou a Fernández combater a corrupção e o enriquecimento ilícito, porque “o povo que foi vítima de todas essas tropelias, merece e exige uma reparação e satisfação moral"...

O Cardeal reconheceu que “humanamente falando, é muito difícil agüentar por tanto tempo este conjunto de males sem chegar ao desespero, mas eu sei que neste povo há umas reservas morais e espirituais que lhe puderam sustentar".

Do mesmo modo, precisou que "todos somos conscientes de que a tarefa que lhe espera (ao Fernández) não é fácil” e necessitará em todo momento a assistência de Deus e a fortaleza do Espírito Santo.

"É hora de que impere entre nós a honestidade, a seriedade, a ordem, a organização, a institucionalização, a disciplina, o respeito absoluto a outros, a austeridade, a racionalidade, o acatamento da lei, a responsabilidade, entrega-a e a eficácia no trabalho, as boas maneiras, a transparência em tudo, a solidariedade, a justiça distributiva, a criatividade, a valentia empresarial, a honradez na declaração e pagamento de impostos", assinalou o Arcebispo.