O Vice-presidente da Conferência Episcopal e Arcebispo da Tunja, Dom. Luis Augusto Castro, saudou a histórica desmobilização de seis mil paramilitares das Auto-defesas Unidas da Colômbia (AUC).

Dom. Castro disse que a Igreja está satisfeita com o gesto que permitirá a desarticulação de três frentes paramilitares no departamento do Coloque mas recordou que este cessar fogo não pode implicar impunidade.

Os paramilitares “devem pagar por suas culpas e delitos para que todos seus atos não fiquem na impunidade”, assinalou o Arcebispo e expressou sua confiança em que outras frentes das auto-defesas se desmobilizem e se acolham ao processo de paz.

O anúncio o fez o chefe do Bloco Centauros das Auto-defesas Unidas da Colômbia (AUC), Miguel Arroyabe, quem confirmou a desmobilização gradual dos combatentes como parte do processo de paz que levam a cabo os paramilitares com o Governo.

As negociações –que começaram em julho- procuram a desmobilização de 20 mil combatentes das AUC antes do ano de 2006.

O desarmamento desses três grupos significa a maior desmobilização desde que em 25 de novembro de 2003 entregaram as armas 871 paramilitares do Bloco Cacique Nutibara no Medelim.