O Presidente peruano Alan García Pérez fez pública sua solidariedade com o Papa Bento XVI frente às agressões sofridas pela tergiversação de seu discurso na Universidade de Ratisbona.

"Em nome do Governo do Peru e em representação dos milhões de católicos que conformam esta nação, saudamos e damos nosso apoio à Sua Santidade Bento XVI frente ao impasse gerado como resultado da má interpretação da mensagem que pronunciou na Universidade de Ratisbona em dias passados", assinala uma nota oficial emitida pelo Executivo.

O mandatário assegura estar convencido de "que o Santo Padre, que só procura a paz e a união dos povos, não teve nenhuma intenção de ofender a ninguém e que suas palavras, fora de contexto, foram mal-entendidas, mudando o sentido da mensagem pacifista que estava oferecendo".

"Como ele mesmo expressou, lamenta que se tenha gerado esta controvérsia e nós o acompanhamos e elevamos uma oração para que esta situação seja superada à brevidade na busca da paz mundial", conclui o texto.