O semanário espanhol Alba afirma em relação aos ataques desatados pela manipulação do discurso de Bento XVI na Universidade de Ratisbona, que a BBC converteu o que tinha sido considerado "um valente chamado para o diálogo" em uma ocasião para acender o ódio do Islã na manchete em diversas línguas do mundo islâmico "O discurso do Papa excita a ira muçulmana".

"O discurso do Santo Padre em Ratisbona se considerou um valente chamado ao diálogo até que a BBC lançou-nos dia 14 um relatório em árabe, turco, parsi (a língua persa do Irã), urdu (falado no Paquistão), e malaio, com o título: ‘O discurso do Papa excita a ira muçulmana’", assinala o Alba sobre sua edição que aparecerá amanhã.

"Em todas as informações, dirigidas pelo Rahul Tandon, correspondente de religião da BBC, criticou-se a ‘postura’ de Bento XVI. A manipulação das palavras do Papa em vários de idiomas, que davam por feito que os muçulmanos exerceriam a violência, e que afirmavam que Bento XVI rechaça o Islã, acenderam a faísca da reação violenta da asa radical do mundo islâmico", assegura o prestigioso semanário.

Podem conviver Ocidente e o Islã?

Em sua edição número cem, o Alba perguntou a doze espanhóis sobre a possibilidade de de uma convivência pacífica entre o Ocidente e o Islã. Políticos, jornalistas e diferentes peritos em relações internacionais e mundo islâmico analisam o futuro do panorama internacional que se pode esperar depois da recente reação violenta do mundo islâmico diante das palavras de Bento XVI.