O Comitê Permanente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), advertiu que o drama das drogas é "um grande desafio que não admite vacilações" e exigiu para isso soluções humanizantes que resgatem os setores mais vulneráveis, como a juventude e a infância.

Durante a inauguração do "4º Encontro de Especialistas em Fármaco-dependências e inclusão social", o Presidente da CECH, Dom Alejandro Goic, leu o documento do Comitê Permanente que pede ir à origem do problema das drogas.

"Ou se está por uma vida sem drogas, por uma relação social sem dependências e uma abordagem social e comunitária do tema situado no valor central da dignidade humana, ou terminaremos construindo mais cárceres e permitindo a evasão da realidade e as respostas fáceis para situações muito mais profundas", assinala o texto intitulado "Para um Bicentenário livre do flagelo da droga".

O documento relata como "algumas populações vivem todas as noites o constante ir e vir de seus jovens" em busca da droga. "Com freqüência estas pessoas ou suas famílias vão a nossas paróquias a pedir ajuda para sair de seu vício. A 'perversa droga' está sendo levada especialmente a muitos de nossos jovens", denunciam os bispos.

Nesse sentido, lamentam que principalmente se recorra a "medidas punitivas e de controle social" em vez de "políticas que apontem à resposta próxima, como as casas de acolhida; e as estruturais, como o decidido apoio aos centros de reabilitação sem fins lucrativos e a geração de espaços de participação real"

Por isso, chamam a sociedade em geral a "avançar em medidas integrais e de fundo" que "abram caminhos de esperança e integração".

"Requeremos do investimento do Estado, dos particulares e de toda a sociedade para aumentar os recursos dirigidos aos setores de maior pobreza, melhorar a qualidade da educação, gerar canais reais de participação nas comunidades e oferecer moradias dignas e de qualidade a nossos irmãos", assinala o texto.

Finalmente, o Comitê Permanente da CECH expressa seu desejo de que seja uma meta do Bicentenário, o "terminar com o flagelo da droga e com a enorme brecha de desigualdade que afeta de maneira tão dramática a tantos nossos irmãos".

O texto completo se encontra em: http://www.iglesia.cl