Em uma entrevista  ao Manila Bulletin, o Bispo de Lingayen-Dagupan, Dom. Oscar Cruz, expressou seu apoio à Carta aos bispos da Igreja Católica sobre a colaboração do homem e a mulher na Igreja e no mundo, publicada recentemente pela Pontifica Congregação para a Doutrina da Fé, e reafirmou que “o homem e a mulher são complementares em sua constituição”.

Fazendo referência às duras críticas dos grupos feministas no país, o Prelado explicou que “a carta assinada pelo Cardeal Ratzinger é um documento completo e seria injusto publicar só uma ou duas entrevistas e comentar sobre isso”.

“O homem e a mulher são complementares em sua constituição, funções biológicas e traços de caráter. Existem coisas que a mulher tem que o homem não e vice-versa, como criaturas complementares, uma sem a outra não poderia”, ressaltou o Bispo.

Do mesmo modo, o Bispo acrescentou que o próprio título da carta é um chamado à colaboração entre o homem e a mulher. “Só os iguais colaboram. Não existe colaboração entre alguém racional e alguém irracional. O documento inteiro se apóia na noção da verdadeira igualdade entre o homem e a mulher. E enquanto o machismo é um problema também há outro no outro extremo, chamado feminismo”, explicou o Prelado.