Um grupo de jovens valencianos viajará amanhã à cidade de Calcutá na Índia para participar de um encontro internacional que refletirá sobre a paz mundial e o diálogo inter-religioso, organizado pela comunidade ecumênica de Taizé.

Os peregrinos valencianos, que formam parte dos grupos de oração de Taizé, irão se hospedar em lares de famílias indianas e colégios da região. Do mesmo modo, visitarão diversas entidades e comunidades cristãs, como a das irmãs da Caridade, fundada pela Beata Teresa de Calcutá, "para conhecer as atividades que realizam a favor da paz e dos mais desfavorecidos", explicou à agência AVAN Pablo Halcón, um dos assistentes ao evento.

Os atos principais do encontro, cujo lema é "Sobre o caminho de confiança, para um futuro de paz", que ocorrerá de 4 a 9 de outubro no campus "Park Circus" da escola Dom Bosco. Contará com a presença do irmão Aloïs, atual responsável mundial da Comunidade de Taizé, sucessor do assassinado irmão Roger.

Na preparação do evento, junto com a comunidade de Taizé, colaboraram a Conferência Episcopal da Índia e a Arquidiocese de Calcutá. A eleição da cidade indiana como sede do encontro surgiu "depois do pedido de um grupo fiéis" desse país que assistiu ao funeral do irmão Roger no ano passado.