O Presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom Alejandro Goic, reiterou seu chamado ao diálogo entre o Governo nacional e os trabalhadores da saúde ainda em greve, para superar a crise que paralisou a atenção sanitária no país.

Dom Goic afirmou que a Igreja Católica está disposta a "qualquer ato que permita resolver um conflito que se alarga por muitos dias".

"Faço um chamado ao país, especialmente às autoridades de Governo e aos dirigentes da saúde, para que o quanto antes, com a Igreja (Católica) ou sem a Igreja, possam encontrar uma solução o mais justa, o mais adequada, o mais realista possível", indicou.

Do mesmo modo, esclareceu que "uma facilitação do diálogo de parte da Igreja requer que ambas as partes o solicitem. A Igreja está aberta a isso".

Os trabalhadores de saúde começaram uma greve faz 18 dias. Entre suas demandas figuram um reajuste salarial de 30 por cento e o aumento do menos cinco mil funcionários nos postos. Três dos quatro grêmios do setor aceitaram uma proposta que o Governo entregou em 4 de setembro passado, e só os trabalhadores da Confederação Nacional de Trabalhadores de Saúde (CONFENATS) continuam paralisados.