A Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) emitiu na sexta-feira um comunicado no qual explica claramente que não aprova a atividade política de Dom Fernando Lugo, Bispo Emérito de São Pedro, quem poderia tornar-se candidato presidencial no país no final do ano.

Dom Adalberto Martínez leu, em representação da CEP, o texto no que se afirma que "a Igreja não deve empreender por conta própria uma empresa política" e que o "direito canônico impede que Dom Lugo se dedique às atividades religiosas e ao mesmo tempo à política".

Logo depois de esclarecer que "não estão irritados" com o Bispo Emérito de São Pedro, indicaram que precisam "saber o que fará com seu futuro religioso" e que "corresponde à Santa Sé, ao Vaticano, dar-lhe a dispensa correspondente para entrar para a política, mas o pedido deve ser feito pelo ex-bispo; se não o fizer, estará em estado de rebeldia".

A esse respeito, Dom Lugo disse que "a posição da CEP é correta. De minha parte, ainda não tomei uma decisão final mas para dezembro direi se aceitar ou não liderar a aliança denominada Acordo Civil".