O Reitor do seminário russo-ortodoxo de Smolensk (Rússia ocidental), Pe. Víctor Savik, agradeceu à organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) pelo apoio recebido, o qual permitiu continuar a formação de mais de uma centena de futuros sacerdotes.

Em recente visita à sede internacional desta organização, o Pe. Savik assinalou que "AIS apóia nosso seminário desde princípios dos anos noventa, e o tem feito inclusive nos momentos mais difíceis. Sem sua ajuda, teriamos sido obrigados a fechar".

Do mesmo modo, o Reitor informou sobre a situação do seminário, no qual se formam atualmente 107 futuros sacerdotes, e destacou a colaboração entre a Igreja Católica e a russo-ortodoxa, que permitiu organizar no ano passado "uma conferência sobre Formação Teológica em que representantes de ambas as Igrejas, a ortodoxa e a católica, apresentaram suas exposições". "Em 2005 recebemos além disso a visita do Arcebispo de Lyon, o Cardeal Philippe Xavier Ignace Barbarin", acrescentou o Pe. Savik.

Em relação a recente visita do Papa Bento XVI aà Bavária, a que o Pe. Savik assistiu como um dos 300 membros da delegação oficial ortodoxa que assistiu à Missa do Santo Padre em Ratisbona, destacou que foi "uma experiência maravilhosa e alentadora, pois o Papa destacou de forma especial a importância das boas relações entre católicos e ortodoxos".