O Arcebispo de Barranquilla, Dom Jesus Rubén Salazar Gómez, informou que os altos índices de pobreza que vive o país fazem com que este seja declarado em "estado de emergência social", e reiterou o chamado da Igreja Católica ao governo nacional por uma pronta e eficaz resposta à grave crise humanitária que afeta os colombianos.

Dom Salazar Gómez fez estas declarações durante a celebração dos 50 anos da Secretária Nacional de Pastoral Social (SNPS).

Por sua vez, Dom Héctor Fabio Henao, revelou que "68 por cento da população rural está em condições de pobreza e a indigência ali ultrapassa os 27 por cento", e uma das principais causa são os problemas de desenvolvimento que enfrenta o país.

Neste sentido, Dom Jaime Prieto Amaya, Bispo de Barrancabermeja, declarou que no país existem mais de 3 milhões 662 mil desabrigados, número que desde 2004 aumenta diariamente em até 780 pessoas obrigadas a abandonar seus lares e postos de trabalho devido ao conflito armado que afeta a população.

Na Colômbia, 51 por cento das pessoas desabrigadas se dirige às cidades em busca de emprego, embora este suponha uma redução de 50 por cento de seus ganhos.

Dom Salazar Gómez, expressou que este "problema humanitário está afetando gravemente a nossa pátria", e convidou a deixar "de "lado a indiferença e fazer tomar consciência a todo o país sobre a necessidade de contribuir para a solução do mesmo".

Como uma possível solução do problema, a SNPS-Cáritas da Colômbia insistiu ao governo nacional e os governos locais sobre a necessidade de chegar a uma paz verdadeira através da negociação e a justiça social, estabelecendo alternativas sérias que reduzam a pobreza. estima-se que metade da população vive em situação de pobreza e 20 por cento em condição de indigência.