O Arcebispo de Zaragoza, Dom Manuel Ureña, recordou que o matrimônio entre um homem e uma mulher "é irrescindível, é eterno; porque o vínculo é o vínculo existente entre duas realidades, fruto de duas expropriações que formam uma realidade em si mesmo, objetiva, a qual é indestrutível".

Dom Manuel Ureña, Arcebispo de Zaragoza, presidiu no sábado passado no Santuário de Torreciudad a 17° Jornada Mariana da Família que tinha como objetivo agradecer a visita de Bento XVI a Valência e ficar sob a guia da Virgem de Torreciudad.

Perante umas dez mil pessoas, o Prelado celebrou uma Missa e durante a homilia expressou que o encontro servia "para celebrar o matrimônio como expressão privilegiada, no mundo do amor que Deus é e Deus ama".

"Celebrar a família inclui, natural como espontaneamente, celebrar o matrimônio entre um homem e uma mulher, por que esse é o verdadeiro matrimônio. Celebramos à família em sua realidade criada e portanto em sua realidade natural, como algo que emerge da própria natureza do homem, mutante e cambiante mas diante da qual se choca toda ideologia", afirmou Dom Ureña.

Do mesmo modo, manifestou que "poderão mudar os tempos e as modas mas o que é natural, gravado no ser humano desde o dia da criação, ninguém nunca poderá mudar". "Em Jesus Cristo, disse, o matrimônio passou a ser um sacramento, pois é um sinal do amor com que Cristo ama a Igreja", acrescentou.

Dom Ureña também se referiu às novas leis matrimoniais, com as que se pretendem equiparar as uniões homossexuais ao matrimônio e precisou que "o pecado tentou alterar uma instituição de direito natural, criada por Deus no ato mesmo da criação e, portanto, enquanto tal não dada positivamente por Cristo, mas dada da própria criação".

"O homem quando transforma a si mesmo em objeto de contemplação pode descobri-lo pela luz de sua razão natural. Qualquer tentativa de atentar ou mudar a essência do matrimônio e da família está condenado ao fracasso", acrescentou.

Ao referir-se aos filhos, o Prelado pediu aos pais ajudar em seu despertar religioso e ser educadores. "Nos vendem constantemente que as novas gerações se formem por si mesmos para que decidam o dia de amanhã, mentira!. A natureza do homem, sendo objetiva e imutável, sim é tergiversável e manipulável, e pode historicamente se orientar para fins totalmente contrários para sua verdadeira essência", assegurou.

Do mesmo modo, o Papa Bento XVI enviou uma mensagem na qual evocava "os momentos inesquecíveis vividos no Encontro de Valência", e animava as famílias a "promover e fortalecer com esforço os valores e as raízes cristãs da família".

Paralelamente ao multitudinário encontro, um grupo de especialistas de âmbitos do Direito, Comunicação e Teologia participaram de um seminário organizado pelo Instituto de Ciências para a Família da Universidade de Navarra e o Patronato de Torreciudad, no qual trataram as mensagens do Papa Bento XVI em Valência.