O Bispo da Jaffna (Sri Lanka), Dom Thomas Savundaranyagam, fez um urgente chamado em defesa da vida de um jovem sacerdote desaparecido faz três semanas e insistiu ao afastamento dos enfrentamentos entre o governo e a guerrilha tamil.

O Pe. Jim Brown de 34 anos de idade acolheu seus paroquianos em sua igreja para defendê-los dos enfrentamentos que ocorriam na região. Depois de vários dias em meio de ataques, o sacerdote se dirigiu à igreja de São Felipe Neri na paróquia de Allapiddy para ver os danos. Desde esse dia não soube mais dele.

Após várias cartas, que não deram resultado algum, ao Presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapakse, Dom Savundaranayagam se dirigiu à sede da organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIS) e indicou que "tentamos averiguar o paradeiro e o estado do Pe. Brown, mas não pudemos obter informação alguma".

Logo depois de explicar que o Sri Lanka está em meio a uma "guerra civil", o Prelado afirmou que os assassinatos e os seqüestros entre as forças do governo e a guerrilha no norte do país estão aumentando.

"As pessoas estão assustadas", disse o Bispo de Jaffna. "Os sacerdotes jovens pensam que isto pode acontecer outra vez aos presbíteros em áreas isoladas. Estou preocupado pela segurança de meus sacerdotes. São meus colegas. Não podemos perder nossos presbíteros", acrescentou.

Depois de comentar que o cenário atual em Jaffna se parece com o da guerra civil de 2003, Dom Savundaranayagam fez um chamado a pôr fim aos enfrentamentos entre os rebeldes e as forças do governo para responder à exortação à paz da comunidade internacional.