Com o início desta segunda-feira da 9° Sessão plenária da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa em seu conjunto, reataram-se depois de seis anos as conversações oficiais entre ambas para aprofundar nas conseqüências eclesiológicas e canônicas da natureza sacramental da Igreja.

Com a presente sessão, que se celebra na cidade de Belgrado até 25 do mês em curso, a Comissão reata seus trabalhos depois da sessão plenária de Baltimore (Estados Unidos) em julho de 2000. "De 13 a 15 de dezembro de 2005 -lê-se na nota-, o diálogo teológico oficial entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, coordenado, por parte ortodoxa, pelo patriarcado ecumênico de Constantinopla, inaugurou a nova fase atual com a reunião do Comitê Misto de Coordenação da Comissão, que tinha o encargo de preparar a sessão plenária de Belgrado e de estabelecer o tema de debate".

Segundo um comunicado do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, "o reatamento do diálogo foi possível graças a uma constante ação de mediação e convencimento, animada por João Paulo II e depois por Bento XVI, pelo compromisso do patriarca ecumênico e por múltiplos contatos e colaborações entre a Igreja Católica e as Igrejas ortodoxas".

A nota do dicastério vaticano afirma que o contexto geral do trabalho da Comissão "é a teologia da koinonia’, ou comunhão", contexto que "tem que ser reforçado por um estudo ulterior que permita aprofundar no debate sobre duas questões relacionadas entre elas e fundamentais para as relações entre as duas igrejas, o primado do Bispo de Roma e o tema do uniatismo’, assim como outras questões que continuam abertas".

No encontro de Belgrado se estudará um projeto de documento sobre "As conseqüências eclesiológicas e canônicas da natureza sacramental da Igreja: conciliaridade e autoridade na Igreja", que nunca se examinou durante a plenária da Comissão porque, a pedido dos ortodoxos, no diálogo se confrontou a questão do chamado "uniatismo".

Os 29 membros católicos participantes na plenária assistirão em 21 de setembro à Liturgia ortodoxa na festa do Natal da Mãe de Deus e no sábado 23, os membros ortodoxos participarão da Missa na Catedral católica de Belgrado, enquanto no domingo 24, os membros católicos estarão presentes na Liturgia divina celebrada pelos ortodoxos.

A "Questão espinhosa" dos uniatos

Os "uniatos", cristãos da Europa Oriental convertidos séculos atrás ao catolicismo, continua sendo um obstáculo no diálogo católico-ortodoxo. Assim o reconheceu a Comissão após uma reunião realizada em 9 de julho de 2000 no estado de Maryland (Estados Unidos) para estudar o tema "das implicações canônicas e eclesiológicas do Uniatismo".

Depois de sublinhar em um comunicado os aspectos positivos das conversações, os membros da Comissão reconheceram naquela ocasião que os documentos que abordam os aspectos teológicos e as diretrizes práticas "encontraram algumas reservas e inclusive forte oposição, às vezes por uma e outra parte. Daí que se haja sentido a necessidade de que a Comissão Mista prossiga a reflexão para poder chegar a um entendimento mútuo nesta questão espinhosa".

A questão "uniata" assumiu particular relevância a partir das mudanças na Europa central e do leste depois da queda do Muro do Berlim. Dezenas de milhares de católicos "uniatos", quer dizer, de rito oriental mas unidos ao Papado, reclamaram a recuperação de seus templos que arbitrariamente tinham sido atribuídos aos ortodoxos durante os regimes comunistas.