Em seu último encontro antes de deixar sua “amada Bavária”, o Papa Bento XVI ofereceu um programa de vida aos sacerdotes para enfrentar a escassez de presbíteros em tantas partes do mundo, alentando-os a viver em oração e em um novo ascetismo diante da tentação do “vazio ativismo”.

“A eficácia da ação pastoral depende, em última instância, da oração; de outra forma, o serviço se converte em vazio ativismo”, exclamou o Papa da Catedral de Freising, onde foi ordenado sacerdote em 1951, e hoje se reuniu com os sacerdotes e diáconos da Bavária.

O Pontífice não quis ler todo o discurso que tinha preparado. “É muito comprido. Podem lê-lo depois. Assim gostaria tocar apenas tocar dois pontos deste discurso”, disse.

Em alusão à Parábola do Semeador, o Papa assinalou que “a colheita é grande inclusive hoje”. “Cresce nos corações dos homens esperando que lhes mostre o caminho. É mais do que a palavra, mais do que a esperança, é o amor”, indicou.

O Santo Padre pediu aos sacerdotes e diáconos não desalentar-se em seu ministério frente à diminuição dos cristãos e os desafios que os jovens enfrentam para viver a fé. “Até o Papa pensa ‘meus poderes não são suficientes’”. Algumas vezes, disse, este trabalho deve ser deixado para Deus ou os companheiros dizendo “Deus, deveis fazê-lo. Tudo vem de vós.  Acredito que aqui termina o meu poder e o resto o deixo para vós, Senhor. Deus, fazei o que eu não posso”.

Recordando o lema de sua viagem, o Papa disse que o segundo ponto de sua mensagem de hoje é simplesmente que “quem crê nunca está sozinho”. Este, assinalou, “é o lema para os sacerdotes”.

Ao final destacou a importância da unidade na Igreja e assegurou que todo sacerdote “está em comunidade com o Bispo. Isto é uma realidade.  Devemos trabalhar como um, ainda na dúvida ou a incerteza. Nesta unidade nosso trabalho se faz mais alegre e experimentamos melhor a Jesus Cristo”.

Logo deste ato, o Santo Padre se dirigiu até o aeroporto internacional Franz Joseph Strauss de Munique para a cerimônia de despedida e partiu de retorno a Roma.