A Coluna da Maria em Munique é ,junto ao Santuário Mariano de Altötting, um dos mais conhecidos símbolos da piedade mariana da Bavária. O Papa Bento XVI escolheu este monumento, que representa o pagamento de uma promessa por um milagre que liberou à cidade de sua segura destruição, como cenário do primeiro ato público em sua terra natal.

A oração que o Papa pronunciou na Coluna de Maria na Marienplatz (Praça de Maria) em Munique, pouco depois de chegar a território alemão, tem um especial valor simbólico pois esta advocação Mariana é a Padroeira da Bavária.

Em plena primeira guerra mundial, o Rei Ludwig III e sua esposa Maria Theresa solicitaram ao então Papa Bento XV declarar à Virgem Maria como Padoeira Oficial da Bavária. Em 26 de abril de 1916, o Papa elevou o Reino da Bavária a “Reino de Maria” e concedeu uma festa própria em honra da Padroeira. Por decisão da Conferência Episcopal em 1970,  1 de maio ficou estabelecida como data para sua festa.

 

"Milagre de Munique"

A Coluna da Maria se erigiu em 1638 no centro da paraça central de Munique. A construção da monolítica coluna de mármore coroada por uma estátua dourada de 2,15 metros de altura, deve-se a uma promessa do Príncipe Maximiliano I. Durante a guerra dos 30 anos, em 1632, o príncipe prometeu erigir a coluna se Munique e Langsdorf eram poupadas da destruição que o exército sueco deixava ao seu passo, coisa que aconteceu, o qual se considerou um verdadeiro milagre.

Imediatamente depois de sua bênção em 1638, a Coluna se converteu em centro das expressões de devoção mariana do povo católico na Bavária, que honrava à Mãe de Deus com ladainhas e a reza do rosário. Sempre durante especiais situações de perigo e necessidade, os católicos da Bavária se reuniram a rezar ao pé da Coluna.

Foi aqui, que em 1782 receberam também a bênção do Papa Pio IV. Foi também aqui onde no meio do júbilo popular foi coroado Max Joseph como o primeiro Rei da Bavária. Em 1980 foi aqui que João Paulo II fez um momento de oração durante sua visita na Alemanha. Do mesmo modo, quando o atual Papa Bento XVI foi chamado em 1982 a servir em Roma à cabeça da Congregação para a Doutrina da fé, foi ao pé da Coluna de onde se despediu de sua querida arquidiocese.

 

Símbolo de Esperança

Ao sofrer Munique fortes ataques aéreos durante a segunda guerra mundial, a estátua foi retirada e resguardada. Ao finalizar a guerra em 1945 foi novamente colocada em meio de uma cidade totalmente destruída, convertendo-se em símbolo de esperança e paz.

Em cada uma das esquinas ao pé da estátua se colocaram algumas alegorias de bronze: O leão simboliza a guerra, o basilisco representa a peste, o dragão a fome e a serpente os não crentes. Estas pragas, segundo a crença popular, foram vencidas graças à intercessão da Mãe de Deus.

Além disso, a Coluna é também um ponto geográfico central, e determina o centro da Bavária. Desde ela se começa a contar a quilometragem de todas as estradas e caminhos que saem de Munique.