O Papa Bento XVI aterrissou esta tarde no aeroporto de Munique, onde foi recebido por uma grande multidão de fiéis, e exortou a seus compatriotas a transmitir ativamente os valores fundamentais da fé cristã, e expressou o desejo  "que minha visita à terra onde nasci, seja também um estímulo neste sentido”.

A sua chegada, os sinos das igrejas da cidade repicaram para expressar a alegria por sua presença no chão pátrio. O presidente alemão, Horst Köhler recebeu ao Santo Padre com um “Santo Padre, bem-vindo à pátria, bem-vindo na Alemanha!” destacando e reconhecendo a grande honra que significa que o Sucessor de Pedro chegue pela segunda vez a território alemão.

Logo após de escutar as notas dos hinos do Vaticano, da Alemanha e da Bavária sucessivamente, o Presidente alemão dirigiu uma breve saudação ao Papa, onde lhe expressou que como luterano, desejava que a visita signifique também um avanço nos esforços ecumênicos, para que “sejam cada vez menos os assuntos que nos dividem, e muitos mais os que nos unam”.

Em seu agradecimento, o Papa Bento XVI destacou que “volto na minha pátria, aos meus compatriotas, volto com a intenção de visitar alguns lugares que têm profundo significado em minha vida”.

Os fiéis que o ouviam cheios de entusiasmo não cessavam de saudá-lo com o já conhecido e tradicional “Benedetto”. A Chanceler alemã, Angela Merkel foi das primeiras em cumprimentá-lo, assim como o Ministro presidente da Bavária, Edmund Stoiber, quem o recebeu com um sincero e amistoso “Grüss Gott!” (Deus te saúda) -tradicional saudação da região sul alemã, maioritariamente católica.