O Colégio de Advogados de Buenos Aires lamentou as pressões por parte de algumas autoridades políticas contra os três membros da Suprema Corte portenha que se opuseram ao aborto de uma jovem incapacitada de La Plata.

A entidade lamentou as ações contra pessoas que em irrestrito cumprimento da lei apenas defendem a vida.

"Esta manifestação se soma a condutas reprováveis que tiveram difusão pública consistentes en]m declarações de uma integrante da Suprema Corte de Justiça da Nação criticando a sentença da juíza de primeira instância e de deputados provinciais adiantando o pedido de julgamento político da magistrada", lembraram os advogados argentinos em um comunicado.

Após indicar que estes fatos nõ podem passas inadvertidos para o Colégio de Advogados da Cidade de Buenos Aires, os juristas indicaram também que a independência do Poder Judicial é um pilar fundamental da República e este tipo de atitude lesa gravemente o equilíbrio de poderes base de suas instituições".

Acrescentaram que "lamentavelmente estes fatos são cada vez mais comuns, tanto na órbita oficial como em alguns setores da comunidade que pretendem influenciar nas decisões judiciais mediante ameaças e pressões mediáticas".