A um dia da visita do Papa João Paulo II ao Santuário da Lourdes, o Arcebispo de Paris, Cardeal Jean-Enjoe Lustiger, afirmou que junto aos atletas olímpicos que competem em Atenas, o Santo Padre demonstra que “a dignidade humana não reside na força física” e sim na espiritual.

“Acredito que é estupendo que a visita do Papa seja ao mesmo tempo em que os Jogos” porque o Papa nos “demonstra que a dignidade humana não reside na força física ou no rendimento, o dinheiro ou o poder”, afirmou o Cardeal.

Do mesmo modo, o Arcebispo adicionou que “durante o mês de agosto de 2004, marcado por tantas tragédias, uma grande multidão se reunirá e compartilhará um imenso gesto de esperança” durante a visita do Papa.

A viagem a Lourdes será a sétimo que João Paulo II realiza à França em seus mais de 25 anos de Pontificado, e a segunda vez que visita o Santuário Mariano após sua primeira visita em 1983, quando se tornou o primeiro Papa a visitá-lo.

A visita do Papa está prevista para os dias 14 e 15 de agosto. Seu motivo é celebrar o 150º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Concepção –a cargo de Pio IX em 8 de dezembro de 1854– e coincidirá com a festa da Assunção de Maria.

O Santo Padre antecipou que sua viagem à França terá três momentos públicos: a oração do Terço no sábado à tarde, uma procissão nesse mesmo dia e a celebração da Eucaristia dominical; mas acrescentou que terá dois momentos de oração silenciosa na gruta de Lourdes na sua chegada e partida.