O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, chamou os mexicanos a abrir pontes de diálogo para superar as diferenças políticas e ideológicas, porque estas se vão convertendo em ressentimento e ódio "que ameaçam transbordar-se em uma destrutiva espiral de violência".

O Cardeal expressou sua preocupação com divisão que o país enfrenta. Disse que "é preciso deixar de fazer o mal e começar a fazer o bem, é tempo de abrir as pontes de diálogo e de entendimento, é hora de tirar a atadura que impede de ver a maldade e a injustiça".

No comunicado que leu no final da Missa dominical, exortou a superar divisões "e não ver os demais como inimigos a quem é preciso eliminar".

Do mesmo modo, afirmou que "faz-se imprescindível revisar as políticas e modelos econômicos que beneficiam apenas a uns quantos e que deixam sem esperança a maioria de nossa população". O Cardeal indicou que "já não é possível tolerar a corrupção e a ambição idólatra de riquezas mau havidas. O México tem que mudar, mas deve evitar a tentação destrutiva da violência, geradora de mais dor e miséria".