400 mil pessoas chegarão a Lourdes neste final de semana para acompanhar o Papa João Paulo II em sua peregrinação ao santuário francês, durante a qual celebrará os 150 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição.

O Papa chegará a Lourdes no sábado pela manhã e no aeroporto local será recebido pelo Presidente da França, Jacques Chirac. O Santo Padre ficará hospedado na residência Notre Dame, um dos centros especializados para acolher peregrinos e deficientes.

Como os seis milhões de visitantes e doentes que chegam ao santuário a cada ano, beberá da água do manancial que a Virgem fez mostrou à Santa Bernardete Soubirous, vidente de Lourdes.

Sua visita terá três momentos públicos. O primeiro será a oração do Rosário no sábado à tarde, da terraço do centro para doentes onde se hospedará. Nesse mesmo dia estará presente na tradicional procissão de tochas ao redor do santuário Mariano. A visita concluirá com a celebração da Eucaristia dominical.

Além destas celebrações públicas está previsto que o Pontífice tenha dois momentos de oração silenciosa na gruta em sua chegada e partida de Lourdes. No domingo se encontrará com o Conselho Permanente da Conferência Episcopal da França e os cardeais franceses em um almoço especial.