O Serviço de Documentação (SEDOC) da Diocese de San Bernardo publicou na sua edição de setembro a "Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre o Recebimento da Comunhão Eucarística" publicada pela Congregação para a Doutrina da Fé anos atrás; mas cuja leitura se faz necessária à luz das confusões surgidas em torno do tema.

O SEDOC da diocese chilena prefacia o documento com as seguintes reflexões: "Como continua sendo algo comum que em alguns ambientes católicos queiram apresentar a Igreja comocastigadora’ por afirmar que não podem receber a Eucaristia os católicos que tendo se casado pela Igreja e depois se separaram e adquiriram um vinculo civil, publicamos a carta que em 1994 dirigiu o então Prefeito da Congregação para a Fé, Cardeal J. Ratzinger, hoje S.S. Bento XVI, sobre esta matéria, enviada a todos os Bispos da Igreja Católica com a aprovação do Papa João Paulo II".

Conforme explica o boletim da diocese, "nela está expressa com caridade e claridade, que a Igreja e seus pastores são os primeiros que sofrem com estas situações e que procuram acompanhar aos que passam estas situações ‘propondo-lhes concretos caminhos de conversão e de participação na vida da comunidade eclesiástica’, mas que por amor à verdade não podem receber a comunhão Eucarística, fora de casos muito determinados e conhecidos sempre no ensinamento moral da Igreja Católica".

especialmente doloroso que esta falta de compreensão provenha de ambientes católicos e eclesiais, que apresentando estes casos do ponto de vista de dor espiritual que sofrem o que se encontram neles, chamem uma compaixão que, em definitiva, explicita um insuficiente conhecimento do que é e significa a comunhão eucarística e a presença de Jesus Cristo no sacramento do altar", acrescentou o prólogo da diocese.

A Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre o Recebimento da Comunhão Eucarística por parte dos Fiéis divorciados que se tornaram a se casar, foi aprovada pelo Papa João Paulo II, e foi publicada por sua ordem em 14 de setembro de 1994, festa da Exaltação da Santa Cruz.