A fundação católica Mãos Unidas de Valência iniciou um projeto de promoção social na Nicarágua para a capacitação e formação de 160 mulheres camponesas sem recursos, em sua maioria mães solteiras e analfabetas.

Fontes da instituição indicaram à agência AVAN que o projeto se realizará na região de Chinandega, na parte ocidental do país, cuja população registra um índice de analfabetismo de 50 por cento e carece de atendimento sanitário e de moradias seguras. Deste modo explicaram que a metade de seus habitantes são mães jovens que são também chefes de família, já que a maioria são solteiras, com 6 a 8 filhos sob sua responsabilidade.

Os recursos solicitados à Mãos Unidas de Valência pela fundação Rede de Mulheres pela Vida de Chinandega serão destinados à aquisição de equipamentos e materiais para a formação das mulheres do país em agricultura ecológica e alimentação, assim como na atividade produtiva.

Igualmente, as alunas receberão formação para o “adequado aproveitamento dos recursos naturais, na elaboração e uso de abonos e inseticidas e no manejo de hortas familiares e elaboração de mantimentos ricos em vitaminas”, acrescentaram as mesmas fontes. Do mesmo modo, o projeto inclui a posta em andamento de hortas familiares destinados ao consumo e à comercialização de frutas e verduras.