Imitando o exemplo de São Maximiliano Kolbe, um grupo de colombianos lançou a “Operação Kolbe”, uma iniciativa que busca reunir voluntários que queiram ficar no lugar das pessoas seqüestradas pela guerrilha.

"Procuramos quatro mil e 15 seguidores de Cristo, preparados para relevar aos atores da guerra, em sua lógica que não compreendemos, considerem que possam ser substituídos para aliviar sua pesada cruz", indicam seus promotores.

A iniciativa toma como base a afirmação do Jesus: "Ninguém tem maior amor do quem dá a vida por seus amigos". Nesse sentido, os responsáveis expressam que "acreditam na reconciliação, acreditam no cúmulo do amor e estamos decididos a nos entregar" pelos seqüestrados pelas FARC.

Entretanto, indicam que "se não puder se oferecer, mas quer nos apoiar nesta iniciativa, bem-vinda sua participação". Esclarecem que o convite está aberto a todas as pessoas sem distinção.

São Maximiliano Kolbe

São Maximiliano Kolbe foi um sacerdote polonês que durante a Segunda guerra mundial, preso no campo de concentração de Auschwitz, voluntariamente tomou o lugar de outro prisioneiro que ia ser executado.

Foi condenado com outras nove pessoas a morrer de fome. Entretanto, ao cabo de três semanas ficou como único sobrevivente. Finalmente lhe aplicaram uma injeção letal. Morreu aos 47 anos.

São Maximiliano Kolbe foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 10 de outubro de 1982.

Os que quiserem unir-se à Operação Kolbe escrevam para: operacionkolbe@hotmail.com