Durante um encontro informal, de perguntas e respostas, com os sacerdotes da diocese de Albano, o Papa Bento XVI reafirmou a necessidade de explicar aos casais a importância do sacramento do matrimônio e  por quê os divorciados que voltaram a casar não podem receber a Comunhão.

Respondendo à pergunta de um sacerdote, o Pontífice destacou que o sacramento do matrimônio, celebrado na Igreja, “nos dá a ocasião de nos encontrar com pessoas que não vão à Missa aos domingos” e que, portanto, tem um valor “missionário”.

“Esta oportunidade está ligada, entretanto, a uma grande responsabilidade”; e indicou que no caso dos divorciados que voltaram a se casar que  “querem se aproximar da Comunhão e não compreendem por quê não é possível”.

Isso acontece, explicou o Santo Padre, porque “provavelmente não compreenderam, no momento de dizer  ‘sim’, o quê implica este ‘sim’:  é uma aliança com o Senhor, com quem ingressa no sacramento e na Igreja”.

“É necessário compreender o sentido desta fidelidade e assim fazer compreender o problema dos divorciados que voltaram a se casar”, concluiu.