O Presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, expressou que a laicidade deve ser entendida como a neutralidade do Estado que só promove a igualdade de condições para seus cidadãos. Nesse sentido, afirmou que seu Governo se compromete a respeitar a liberdade de cultos religiosos.

Estas declarações do mandatário, manifestadas durante a Semana Nacional da Doutrina Social da Igreja, significam uma mudança no modo de entender a laicidade no Uruguai, constituído oficialmente como uma nação anticlerical.

"Acredito que a laicidade seja um espaço de encontro sobre bases de liberdade, tolerância e igualdade; espaço em que há crentes, qualquer que seja a religião que professam, agnósticos e ateus", afirmou.

Nesse sentido, disse que o Estado laico deve estabelecer um marco legal no qual os cidadãos se respeitem mutuamente, permitindo que "todos e cada um tenham a oportunidade de construir sua própria vida e ajudar ao bem comum".

A Semana Nacional da Doutrina Social da Igreja foi organizada pelo Departamento Pastoral Social da Conferência Episcopal do Uruguai e o Centro de Estúdio e Difusão da Doutrina Social-cristã.