Milhares de bolivianos se preparam para a próxima peregrinação pela festividade da Virgem Maria da Urkupiña, que segundo os organizadores reunirá neste ano a 200 mil peregrinos entre 14 e 16 de agosto.

A celebração se converteu, nos últimos anos, em uma das festas religiosas mais importantes da Bolívia, pois reúne pessoas de distintas regiões da Bolívia e inclusive gente do estrangeiro, sobre tudo migrantes bolivianos que retornam momentaneamente ao país.

O Arcebispo da Cochabamba, Dom. Tito Solari, afirmou que os peregrinos que chegarão ao coração da Bolívia sob o amparo da Virgem da Urkupiña “deverão construir uma família grande que nos devolva a paz e a esperança”.

As atividades começaram faz um mês com a celebração de Missas, orações e duas “promessas” dos dançarinos que participarão da entrada folclórica do sábado 14. Para esse dia está prevista também uma Eucaristia onde se dá a bem-vinda aos turistas e peregrinos e se celebram as vésperas da festividade.

Nos dia 15 se realizará a Eucaristia presidida pelo Dom. Solari, onde estarão presentes o presidente boliviano Carlos Mesa e vários de seus ministros.