Em uma mensagem divulgada para a Jornada Mundial do Turismo 2006 que se celebra no próximo dia 27 de setembro, o Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes lembrou que o turismo é uma ocasião para viver o testemunho cristão.

O documento intitulado "O turismo é riqueza", tem a assinatura do Cardeal Renato Martino e Dom. Agostino Marchetto, respectivamente Presidente e Secretário do dicastério.

O texto cumprimenta todos os que trabalham no setor do turismo e os que acolhem os turistas com "trato humano, amável e, para muitos, também cristão".

Depois de indicar as várias implicações e repercussões ligadas ao fenômeno turístico, que está crescendo cada vez mais e que tem múltiplos aspectos, a mensagem destaca as possibilidades de encontro e reciprocidade que se abrem nas viagens.

Segundo o documento, o turismo é riqueza "precisamente na medida em que ajuda a relativizar os sistemas chamados ‘ricos’ e nos abre à percepção de outras formas de ‘ser ricos’".

"Os povos –continua o texto– se encontram em um movimento turístico frenético", e auspicia que em meio desta tendência "se fortaleçam cada vez mais os sentimentos de solidariedade para os povos necessitados"; um fato que deve dar-se "quando se abrem as janelas de um sistema, favorecendo o acesso aos tesouros culturais, históricos, naturais, estéticos, humanos e espirituais que cada povo conserva mais ou menos zelosamente".

"O contato com o outro leva a descobrir seu ‘segredo’, a abrir-se a ele para aceitar seus aspectos válidos e contribuir assim a um conhecimento maior de cada um. É um processo longo, encaminhado a formar sociedades e culturas, fazendo que sejam cada vez mais reflexo dos multiformes dons de Deus aos homens"; acrescenta o texto, citando o recordado Pontífice e Servo de Deus João Paulo II.

"O turismo revela uma riqueza universal, que não rejeita o homem, mas sim conserva seus rastros"; diz a mensagem; ao destacar que "ninguém é cópia, todos somos peças únicas e não o resultado de uma clonagem: somos a expressão da vida de Outro que é a Vida... Todos levamos o selo do mistério e cada um está marcado pelo desejo de Absoluto, marca de fabricação que indica que Deus nos fez à sua imagem e semelhança".