O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, afirmou que o "esquecimento de Deus" é a origem dos problemas pelos que atravessa a sociedade atual pois a exclusão de Deus traz "gravíssimas conseqüências" para o ser humano.

Assim afirmou o Primaz espanhol durante a Missa que presidiu nesta terça-feira no mosteiro carmelita da Encarnação de Ávila pelos dez anos da Transverberação do coração de Santa Teresa de Jesus.

Recordando João Paulo II, o Cardeal manifestou que "o homem pode excluir Deus, mas isso não ocorrerá sem gravíssimas conseqüências para o próprio homem".

"O obscurecimento dos valores morais cristãos incide de uma maneira especial nos jovens", que "são objeto de uma sutil manipulação". O mesmo fenômeno atinge a família, prosseguiu, referindo-se ao "crime do aborto" e ao "abandono dos idosos".

Ao ressaltar a vigência do diagnóstico de João Paulo II realizado em 1993, o Primaz disse que "o esquecimento de Deus é a origem de tudo", acrescentando que "o laicismo imperante, que querem nos impor, não é futuro para a humanidade, não é futuro para a sociedade espanhola".