Como preparação a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, de 18 a 22 de julho se reuniram no São Domingos 198 delegados e representantes de 86 Institutos Seculares de 17 países latino-americanos, assim como do Canadá, Itália, Alemanha e Espanha.

O 9° Congresso Latino-americano de Institutos Seculares dirigido pelo Caminho Neocatecumenal contou com a mensagem escrita do Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, Arcebispo de São Domingos, quem estava representando o Papa em uma assembléia preparatória da V Conferência do CELAM.

A temática do congresso "Espiritualidade Secular e Comunhão Eclesial" incluiu a orientação espiritual com a ação no meio da sociedade civil.

O primeiro tema, exposto pelo historiador José Antonio Benito, do Peru, abordou "as grandes linhas da Espiritualidade Secular ao longo da história" enfatizando a necessidade de uma formação permanente para responder aos grandes desafios de nosso tempo.

O segundo dia girou em torno da "Espiritualidade Secular e Comunhão Eclesial" e foi exposto pelo Pe. Fausto Mejía Vallejo, Reitor da Universidade Católica Tecnológica de Cibao do Instituto Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, que destacou a necessidade de assumir uma espiritualidade renovada em um modelo de dinâmica, peregrina, fraterna, humilde e Santa, que desperte a Igreja da América Latina para evangelizar um mundo em que impera a "ditadura do relativismo".

Por último, refletiu-se em torno de "A Espiritualidade e a missão próprias do carisma institucional" proposto pelas Oblatas Missionárias de Maria Imaculada. O objetivo foi abrir novos caminhos à consagração secular, da fidelidade ao carisma institucional de cada um dos Institutos.

Dom Ramón Benito de la Rosa, Arcebispo do Santiago de los Caballeros, e Presidente da Conferência Episcopal da República Dominicana celebrou uma Missa durante o evento e na homilia manifestou que "os membros dos Institutos Seculares integram os valores cristãos na sociedade moderna abrindo ao mesmo tempo um novo caminho espiritual de uma vida totalmente consagrada a Deus".

Com estas palavras o Prelado destacou a originalidade da missão dos Institutos Seculares quem vive sua existência secular no mundo do trabalho com plena liberdade, seja individualmente ou em comunidade".

A Missa de encerramento teve lugar na Catedral Primaz de São Domingos, a Catedral mais antiga da América Latina, a Basílica Menor da Virgem de assunção, presidida pelo Bispo Auxiliar de São Domingos, Dom Francisco José Arnaiz Zaradona.