O Cardeal tcheco Tomás Spidlik, inaugurou o Encontro Mundial sobre a obra "Exercícios Espirituais" de Santo Inácio de Loyola, evento que se realiza até 26 de agosto em Azpeitia (Guipúzcoa), no marco do 450° aniversário da morte do Pai fundador da Companhia de Jesus.

No evento participam cerca de duzentos especialistas internacionais. Em declarações à agência EFE, o professor de Espiritualidade da Universidade de Comillas, Pascal Cebollada, explicou que esta obra, escrita em 1548, é uma "geradora de experiências religiosas há quatro séculos e meio", que dá ao homem diversas formas de encontrar a Deus e conhecer melhor a si mesmo.

O Cardeal Spidlik nasceu em 17 de dezembro de 1919 no Boskovice, Moravia, na Tchecoslováquia (hoje República Tcheca). Entrou para a Companhia de Jesus em 1940 durante a ocupação nazista. Ordenou-se sacerdote em 22 de agosto de 1949 em Maastrich.

Em 1990 o Instituto Bibliográfico Americano de Raleigh, na Carolina do Norte, Estados Unidos, o elegeu a"pessoa mais admirada da década".

Pregou os Exercícios Espirituais para o Papa e a cúria Romana em março de 1995. É consultor da Congregação para as Causas dos Santos e consultor da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. É um grande escritor e especialista na espiritualidade da cristandade oriental.

Foi criado Cardeal no Consistório de 21 de outubro de 2003. Devido a que já tinha ultrapassado os 80 anos de idade, não participou do conclave de 2005. Entretanto, dirigiu-se aos cardeais na abertura deste na Capela Sistina.